Open Banking: o sistema financeiro aberto e suas etapas em 2021

Banco Central promove revolução tecnológica no sistema financeiro em 2021

O Open Banking é um sistema financeiro aberto, ou seja, é um sistema que permite o compartilhamento de informações do cliente para as instituições financeiras. No entanto, esse compartilhamento ocorrerá com a autorização prévia do cliente, bem como, para a instituição financeira e/ou bancária que seja de interesse do próprio cliente. 

De forma sucinta, o Banco Central do Brasil, BCB, informa que para os clientes, o acesso fica mais rápido, pois muitas informações estão facilitadas. Além disso, essa tecnologia aumenta a facilidade de comparação, avaliação, recomendação de produtos.

Conforme informa o BCB, o Open Banking amplia a capacidade de processamento das informações para as empresas. Além disso, o sistema permite uma especialização e foco em experiência e valor, além de facilitar a entrada em diferentes mercados.

Open Banking pelo mundo

Conforme informa o BC, várias jurisdições estão implementando o Open Banking, por isso, o Open Banking é um movimento global. Confira alguns países que fazem uso dessa experiência:

  • Reino Unido
  • União Europeia
  • Rússia
  • Austrália
  • Nova Zelândia
  • Índia
  • Leste Asiático (Coréia do Sul, Japão,
  • Cingapura, Hong Kong e Filipinas)
  • Oriente Médio (Bahrein e Arábia Saudita)
  • África (Quênia e Nigéria)
  • México, entre outros.

No Brasil, apenas instituições financeiras que funcionam sob algum tipo de regulação oficial do BC poderão participar.

Quais são os riscos do Open Banking?

Alguns dos principais riscos associados ao banco aberto são violações de dados, bem como falha humana. Se as APIs de terceiros não atenderem aos requisitos de segurança, podem ocorrer violações de dados, afetando o consumidor e o banco que compartilhou esses dados. 

Vulnerabilidades em um aplicativo móvel ou em um site de uma empresa terceirizada podem abrir portas para hackers praticarem atividades fraudulentas, como solicitar pagamentos falsos ou se passar por um usuário.

Quando se trata de pessoas físicas, a maioria não sabe como suas escolhas pessoais afetam a segurança de seus dados. Grande parte dos ataques cibernéticos são direcionados às pessoas, tendo como alvo suas senhas fracas ou repetidas. O que torna-se significativamente mais fácil para os invasores acessarem dados espalhados por vários locais digitais. (Saiba mais sobre segurança e dados pessoais no Open Banking aqui)

Etapas para a autorização do cliente para o compartilhamento de seus dados

De acordo com BCB, as instituições participantes somente poderão compartilhar dados e serviços de clientes que tenham solicitado o compartilhamento após as seguintes etapas:

  1. consentimento;
  2. autenticação;
  3. confirmação.

Fases do sistema financeiro aberto

Conforme informações do BCB, o Open Banking prevê implementação gradual, realizada em fases, para o compartilhamento dos seguintes dados e serviços:

1ª fase – Dados sobre a instituição participante

  • Canais de atendimento;
  • Produtos e serviços relacionados a contas de depósitos, contas de pagamento pré-pagas, cartão de crédito e operações de crédito de varejo disponíveis para contratação.

2ª fase – Dados sobre o cliente

  • Cadastrais (do cliente e seus representantes);
  • Transacionais dos produtos e serviços da Fase 1.

3ª fase – Serviços

  • Iniciação de transação de pagamento (débito em conta, transferências entre contas na própria instituição, DOC, TED, Pix e pagamento de boletos);
  • Encaminhamento de proposta de operação de crédito.

4ª fase – Outros dados

  • Produtos e serviços relacionados a operações de câmbio, credenciamento em arranjos de pagamento, investimento, seguros e previdência complementar aberta;
  • Transacionais de clientes relacionados a conta-salário, operações de câmbio, credenciamento em arranjos de pagamento, investimento, seguros e previdência complementar aberta. O detalhamento desses dados pode ser acessado na Circular nº 4.015, de 2020, conforme informa o Banco Central do Brasil.

 

Fonte: https://openbankingbrasil.org.br/

 

O Open Banking promete ser uma revolução tecnológica no mercado financeiro, entregando aos aos consumidores produtos e serviços financeiros com agilidade, conveniência e segurança.

Atualmente, o open banking está na segunda fase de implementação e a previsão é que todas as fases sejam concluídas até dezembro de 2021.

 

*Fonte: Banco Central do Brasil

 

 

Share this content:

Comments are closed