Cuidados com o e-mail institucional

A Superintendência de Tecnologia da Informação e Comunicação (STIC), oferece aos servidores da UFRJ o serviço de correio eletrônico institucional, além de disponibilizar um redirecionamento para email particular, onde pode-se divulgar o mesmo utilizando o domínio @ufrj.br. O email é essencial para o nosso trabalho diário, e apesar dos benefícios desta ferramenta, existem riscos quando utilizada de forma inadequada.

Abaixo citamos alguns exemplos de uso.

O que não se deve fazer

  • Cadastros em sites que não tem relação com as atividades da universidade (redes sociais pessoais, sites de compras, bancos, etc.);
  • Enviar conteúdo de marketing;
  • Envio de mensagens indesejadas;
  • Envio de spam, incluindo para endereços de colegas de trabalho.

Utilização adequada

  • Comunicação com a comunidade acadêmica, com fornecedores, outros órgão de governo;
  • Cadastro em sistemas relacionados legitimamente com a universidade;
  • Fornecer o email a contato conhecido em conferências e eventos relacionados com a universidade.

Segurança de email

O e-mail costuma ser o meio de ataques de hackers, violações de confidencialidade, vírus e outros malwares. Esses problemas podem comprometer nossa reputação, legalidade e a segurança de nosso equipamento.

Assim, os utilizadores de email institucional precisam, além de conhecer a norma de utilização de email institucional, estar atentos às boas práticas de uso.

Dicas e orientações

Veja as dicas e orientações que preparamos para a criar suas senhas. Após gerar sua senha, verifique, através da ferramenta para validação, a complexidade das suas senhas.

Crie sua senha
www.security.ufrj.br/dicas/o-que-voce-anda-fazendo-com-suas-senhas-elabore-uma-senha-segura/

Teste sua senha
www.security.ufrj.br/validador-de-senhas/

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