A notícia sobre o início da vacinação contra o Coronavírus está sendo utilizada como isca para aplicar golpes que visam obter informações confidenciais de uma pessoa, como: senha, detalhe de cartão de crédito e/ou código de segurança de aplicativo de mensagem.
O Ministério da Saúde alertou aos brasileiros sobre a tentativa de roubo de dados e esclarece que não telefona ou envia mensagem para marcar a vacinação tampouco pede confirmação de códigos por mensagem. Adicionalmente, orienta que sejam desconsiderados links enviados por mensagens de texto ou via aplicativo de mensagens.
Tentativas de golpes como esta, que fazem uso de temas sazonais, são comumente utilizadas por golpistas a fim de atrair as vítimas às armadilhas. Então, atente-se as dicas dos especialistas:
- Nunca compartilhe o código de segurança do seu aplicativo de mensagens;
- Conforme grupo prioritário, cada cidadão receberá dose(s) da vacina ao comparecer ao posto de saúde, portando um documento de identificação com número de CPF.
Qualquer cidadão pode enviar gratuitamente mensagens com imagens ou textos que tenha recebido nas redes sociais para confirmar se a informação procede, antes de compartilhá-la. O número do Ministério da Saúde é (61) 99289-4640.
Fontes:
- https://www12.senado.leg.br/radio/1/noticia/2021/01/19/ministerio-da-saude-alerta-para-golpes-que-utilizam-como-pretexto-cadastro-para-vacina-contra-coronavirus
- https://g1.globo.com/jornal-nacional/noticia/2021/01/21/vacina-contra-a-covid-esta-sendo-usada-como-isca-para-aplicar-golpes.ghtml
- https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/aplicativo-conecte-sus-o-controle-da-vacinacao-contra-a-covid-19-na-palma-da-mao-saiba-como-usar
Share this content:
Comments are closed